Mandetta diz que ‘qualquer pessoa’ pode fazer máscara de pano contra o coronavírus

Ministro da Saúde Henrique Mandetta

Mandetta diz que ‘qualquer pessoa’ pode fazer máscara de pano contra o coronavírus

Ministério da Saúde e governo da Bahia mudam orientação: antes, uso das máscaras era indicado só pessoas com sintomas

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (1º) que “qualquer pessoa” pode fazer máscaras de pano como barreira contra o coronavírus Sars-Cov-2. Antes da afirmação de Mandetta, a recomendação do governo federal era para que somente profissionais de saúde e pessoas com sintomas ou com casos confirmados da Covid-19 usassem o equipamento de proteção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda mantém essa restrição.

Nesta quarta, o ministro também reforçou que há a possibilidade de uso de máscaras caseiras e pediu para que as máscaras cirúrgicas ou N95, que oferecem maior proteção, sejam deixadas apenas para o uso de profissionais da saúde. Ele pediu, inclusive, para que quem comprou o modelo N95 entregue nos hospitais para uso dos médicos.

Tecidos indicados
Durante apresentação, o ministro pediu aos técnicos da pasta que divulguem ainda na manhã de quinta-feira as orientações completas sobre o tema. Segundo o ministro, o que antes ele mesmo apresentou como “protocolo” serão na verdade recomendações simples sobre quais os tipos de tecido usar, tempo de uso e como lavar as máscaras para reutilização.

“Acho que máscaras de pano para os comunitários funciona muito bem como barreira. Não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet, faça você mesmo e lave com água sanitária, ou o nome que você conhece. Lave por 20, tenha 4 ou 5 de uso pessoal, você mesmo lava, reaproveite. Agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente ficar agora lamentando que a china não tá produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e as nossas armas vão ser aquelas que nós tivermos”, disse Mandetta.

Bahia
Também nesta quarta-feira (1º), o governo da Bahia lançou a campanha para uso amplo de máscaras por toda a população. “Hoje foi um dia muito importante na nossa luta contra o coronavírus. O governador Rui Costa lançou a campanha para uso amplo de máscaras por toda a população. O estado da Bahia está empenhado na luta contra à covid-19”, escreveu o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, que postou ainda um vídeo em seu Twitter. De acordo com ele, existem vários tutoriais de máscaras disponíveis: “Isso evita que você evite gotículas de saliva infectantes”.

Mais Notícias

Foto: Reprodução | Instagram
abril 24, 2024

Paralisia facial

cigarro-eletronico
abril 24, 2024

Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar e estimula vício

Pouring powder on water glass on  background
abril 24, 2024

SAIBA COMO PRODUZIR SORO PARA LAVAGEM NASAL EM CASA

quando os sons irritam
abril 24, 2024

Quando os sons irritam: Hiperacusia, fonofobia e misofonia.