Doenças

Aftas ou estomatites

Afta ou estomatite aftóide são pequenas úlceras rasas dolorosas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua.

As aftas são ovais, normalmente brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas e costumam medir aproximadamente 1 cm de diâmetro. Pequenos machucados decorrentes de mordidas ou escovação podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12 , doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse podem contribuir para o surgimento das aftas.

Procure um médico se as aftas forem muito grandes, muito recorrentes, se as lesões durarem mais que 2 semanas, causarem dificuldade para deglutir e se a dor não melhorar com analgésicos comuns.

Tecnicamente as lesões orais em geral são chamadas de estomatites e há muitas outras além das aftas. Se você possui uma lesão oral com ou sem dor há mais de 3 semanas é recomendável ser avaliado numa consulta.  Às vezes, uma biópsia da lesão pode ser necessária, se houver suspeitas de outras doenças.

Telefone

71 3331-5551

Sistema Online

Acesse agora
Rolar para cima