Doenças

Amigdalite

Amigdalite é uma doença infecciosa e ou inflamatória que atinge as amígdalas,  órgãos de defesa contra infecções que ficam na faringe ou garganta.

A amigdalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Os principais sintomas são irritação, dor e febre. O tratamento pode ser feito com medicações para dor e, se necessário, antibióticos.

Em quadros muito recorrentes pode estar indicada remoção cirúrgica das amigdalas ou amigdalectomia.

Abscesso Periamigdaliano

É uma complicação da amigdalite. Deve ser suspeitado quando durante um episódio de amigdalite há persistência da dor de garganta, febre ou aparecimento de restrição na abertura da boca. É uma emergência, o paciente deve ser atendido para avaliação da indicação de uso de antibiótico venoso e/ou drenagem.

Amigdalite Crônica

A amigdalite crônica afeta principalmente adolescentes e adultos. Os principais sintomas são dor de garganta persistente, acumulo de caseum (massas brancas em amigdalas – restos alimentares). O tratamento consiste em medidas de desinfecção de amigdalas, analgésico quando necessário, remoção de caseum. Nos casos em que há persistência dos sintomas afetando a qualidade e vida do paciente pode ser indicada a amigdalectomia ou remoção cirúrgica.

Telefone

71 3331-5551

Sistema Online

Acesse agora
Rolar para cima