Conheça mais algumas patologias das pregas vocais

Nódulos nas pregas vocais, popularmente conhecidos como calos nas cordas vocais, são lesões  benignas, bilaterais e simétricas que acometem as pregas vocais e cuja formação está relacionada a um comportamento vocal alterado e inadequado denominado trauma ou abuso vocal. A terapia fonoaudiológica é o seu principal tratamento.

Cisto de prega vocal

Os cistos são pequenas lesões esféricas presentes no interior da prega vocal, podem ser congênitos ou adquiridos, secundários a trauma por abuso vocal. O cisto pode interferir na vibração vocal deixando a voz rouca, grave e diplofônica (sensação de dois diferentes sons). O diagnóstico é feito através de exame de imagem da laringe: Laringoscopia e Video estroboscopia laríngea. O tratamento definitivo desta lesão é cirúrgico, a fonoterapia pode ser tentada em pacientes com lesões pequenas e é recomendada no pós-operatório.

Granuloma vocal

O granuloma vocal é uma lesão benigna secundária ao processo de cicatrização de um trauma na região posterior da prega vocal. Os fatores traumáticos são intubação orotraqueal e tensão muscular exagerada para falar. Fatores associados são tabagismo, refluxo faringo laríngeo e etilismo. O paciente pode se queixar de rouquidão, sensação de desconforto na garganta, dor ao falar e, por vezes, relato de expectoração com sangue. O diagnóstico é feito através da vídeo laringoscopia . O tratamento se baseia no afastamento dos fatores irritativos (fumo e álcool), tratamento clínico do refluxo faringo laríngeo e fonoterapia em casos selecionados. Lesões recorrentes podem necessitar de tratamento cirúrgico.

Edema  de Reinke

O Edema de Reinke é um edema (“inchaço”) crônico do interior da prega vocal. O tabagismo é o principal causador da doença, porém abuso vocal, refluxo faringolaríngeo, hipotireoidismo e envelhecimento são fatores de risco associados. A voz característica do paciente tabagista decorre deste patologia.

Mais Notícias

Foto: Reprodução | Instagram
março 29, 2024

Paralisia facial

cigarro-eletronico
março 29, 2024

Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar e estimula vício

Pouring powder on water glass on  background
março 29, 2024

SAIBA COMO PRODUZIR SORO PARA LAVAGEM NASAL EM CASA

quando os sons irritam
março 29, 2024

Quando os sons irritam: Hiperacusia, fonofobia e misofonia.