A perda de olfato e paladar em tempos de Covid-19

Anosmia e hiposmia significam ausência e diminuição da olfação respectivamente. Os distúrbios da olfação ocorrem em metade da população entre 65 e 80 anos e em torno de 75% da população acima dos 80 anos de idade.

Em tempos de Covid 19, há estatísticas preliminares (dados de 11/06/2020) de perda de olfato e paladar em 2/3 dos pacientes positivos para o coronavírus. É importante saber que 80% da apreciação do sabor é derivado da olfação.

Uma história prévia de rinites e sinusites, sintomas alérgicos, uso de algumas medicações, tabagismo, etilismo, radiação, cirurgias, trauma facial, alterações sistêmicas como o hipotireoidismo, doenças metabólicas, distúrbios psiquiátricos e neurológicos podem estar relacionados à perda do olfato.

Na avaliação deste sintoma é importante a realização da vídeo endoscopia nasal realizada no consultório que pode mostrar sinais indicativos da causa da perda de olfato como pólipos, secreção, tumorações e alterações inflamatórias da mucosa nasal. A tomografia computadorizada avalia melhor o seios paranasais em alguns casos e é importante também quando há histórico de trauma. A ressonância nuclear magnética é importante na avaliação das causas intracranianas de anosmia e hiposmia.

Em tempos de coronavírus a perda de olfato ou paladar súbita relacionada ou não à febre, fadiga, cefaléia, tosse e diarréia é muito sugestiva da Covid 19 e indica o isolamento do paciente por pelo menos 14 dias. Mesmo que não seja possível a realização do RT PCR para covid 19 ( exame molecular que detecta a presença do vírus). Após o período de isolamento é recomendável que o paciente faça uma consulta com o otorrinolaringologista para uma avaliação ideal de acordo com cada caso.

Mais Notícias

Foto: Reprodução | Instagram
abril 20, 2024

Paralisia facial

cigarro-eletronico
abril 20, 2024

Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar e estimula vício

Pouring powder on water glass on  background
abril 20, 2024

SAIBA COMO PRODUZIR SORO PARA LAVAGEM NASAL EM CASA

quando os sons irritam
abril 20, 2024

Quando os sons irritam: Hiperacusia, fonofobia e misofonia.