Paralisia facial

Foto: Reprodução | Instagram

#TánaMídia a reportagem com a dra. Thaizza Cavalcante, que faz parte da equipe de otorrinolaringologistas da Clioc, participou de uma entrevista exclusiva do Portal A TARDE, falando sobre paralisia facial.

Acompanhe a reportagem realizada pela jornalista Lais Rocha na íntegra:

O cantor Justin Bieber, publicou um vídeo no seu perfil do Instagram, na última sexta-feira, 10, onde mostra metade do seu rosto paralisado. O artista de 28 anos, afirma sofrer de uma síndrome denominada Ramsay Hunt.

Esta síndrome, é uma infecção dos nervos da face e do ouvido, e pode provocar paralisia facial. A otorrinolaringologista, Dra. Thaizza Cavalcante, explicou sobre o processo inflamatório, causado pelo vírus varicela-zoster que pode acometer o nervo facial e imobilizar a face.

“O nervo facial, que sai da base no crânio, da região do tronco encefálico, vem através do osso do ouvido, que é o nosso osso temporal e inerva a musculatura da mímica facial, musculatura responsável pela movimentação da face e pela nossa expressão. Então, quando essa inflamação acontece, a gente perde total, ou em parcial, a movimentação da face, isso assusta muito o paciente, pois é uma afecção que causa muita angústia e precisa ser avaliada imediatamente”.

No vídeo, o astro descreve que: “Como vocês podem ver, esse olho não está piscando, não posso sorrir desse lado do meu rosto, esse lado do nariz não se move. É uma paralisia total desse lado do meu rosto”.

A médica alerta que caso o indivíduo apresente alguma alteração na mímica facial, “é importantíssimo se dirigir a um especialista de imediato, para que o diagnóstico aconteça, e o tratamento correto seja iniciado. Quanto mais precoce você fizer esta avaliação, maiores serão as chances de você recobrar a movimentação habitual da sua face”.

O cantor cancelou a agenda de shows, em decorrência do seu estado de saúde. O artista se apresentaria nesta última semana no Canadá e nos Estados Unidos. Mediante as dificuldades, Bieber afirmou que “confia em Deus, apesar de não entender os motivos para que isso esteja acontecendo”, e pediu a colaboração dos fãs neste momento delicado.

“Vou usar esse tempo para descansar e relaxar, para voltar 100% para o que nasci para fazer. Enquanto isso, eu preciso relaxar para ter meu rosto de volta. Amo vocês, obrigada por serem pacientes comigo. Vou melhorar. Estou fazendo todos os exercícios para que meu rosto volte ao normal, é só uma questão de tempo, mas não sabemos quanto exatamente”, declarou.

Ainda segundo a Dra. Thaizza Cavalcante, “essa inflamação acontece, na maioria das vezes, por infecções virais. O processo inflamatório pode ser causado pelo herpes vírus, como parece ser o caso de Justin, diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt, que é uma reativação do vírus da varicela-zoster, o vírus da catapora, e acomete especificamente o nervo facial, ou até mesmo em decorrência de algumas lesões tumorais, que podem comprimir o nervo e gerar um quadro como este”.

Mais Notícias

cigarro-eletronico
abril 26, 2024

Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar e estimula vício

Pouring powder on water glass on  background
abril 26, 2024

SAIBA COMO PRODUZIR SORO PARA LAVAGEM NASAL EM CASA

quando os sons irritam
abril 26, 2024

Quando os sons irritam: Hiperacusia, fonofobia e misofonia.

ciclistas e pedestres em Barcelona
abril 26, 2024

Falta de exercício físico gera nova ameaça mundial, alerta estudo